Famílias têm até 19h desta terça para regularizar dados para o Auxílio Reconstrução

Terça, 25/06/2024
Informações

Os cachoeirenses que ainda não regularizaram seus dados junto a Defesa Civil (no prédio da Secretaria de Obras) para o Auxílio Reconstrução, tem prazo até 19h desta terça-feira (25) para isso. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) emitiu comunicado para as Prefeituras cadastrarem as famílias até as 23h59min desta terça-feira para o cadastramento de novas famílias no programa.

Ao todo, 444 municípios estão com os reconhecimentos federais de situação de emergência ou de estado de calamidade pública vigentes e podem solicitar o valor de R$ 5,1 mil para cada família residente em área efetivamente atingida pelas enchentes. Cachoeira do Sul é uma das cidades.

Até o início da manhã desta terça-feira, o Município havia registrado 1.102 famílias no sistema, mas há cadastros que estão sem o CPF de todos os componentes familiares ou sem assinatura da autodeclaração de terem sido atingidos pela enchente. Tem direito ao Auxílio Reconstrução as famílias que ficaram desabrigadas (em abrigos) ou desalojadas (em casa de familiares).

A Prefeitura de Cachoeira do Sul encerrou o cadastramento das famílias atingidas pela enchente em 17 de maio. Depois disso, pelo menos duas ações foram feitas para regularização de dados: uma na Ferreira e outra na EMEF Dora Abreu. Além disso, a equipe da Secretaria de Inclusão Social esteve todos os dias recebendo a comunidade para atualização cadastral.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional informa que as análises das famílias já cadastradas e com direito ao benefício e, consequentemente, os pagamentos do Auxílio vão continuar após o dia 25 até a finalização de todos os processos.

Importante

As Prefeituras cadastram os dados das famílias na página do Auxílio Reconstruçãoe, após análise do sistema, o responsável familiar precisa confirmar as informações no mesmo site. Na sequência, a Caixa Econômica Federal realiza o depósito em conta.