Prefeitura se prepara para o Dia D de Ajuda Humanitária

Sexta, 31/05/2024
Chuvas Intensas

Tudo precisa estar preparado e organizado para receber mais de mil famílias na Fenarroz na próxima terça-feira (04), das 13h às 18h, quando acontecerá o Dia D de Ajuda Humanitária, onde será feita a entrega dos kits alimentação, higiene e limpeza para as famílias que ainda não fizeram a retirada do benefício. Para isso, a Secretaria Municipal de Inclusão Social (SMIS) reuniu servidores da pasta e também os do CRAS Cidadania, Frota e Zona Norte neste trabalho.

Organizar todos os kits é a missão da equipe nesta sexta-feira e neste final de semana. Cada kit está sendo feito com doações feitas pela comunidade, cidades e entidades que foram parceiras e abraçaram junto com Cachoeira do Sul o atendimento às famílias atingidas pela enchente.

Desde o início do mês de maio, são incontáveis as doações recebidas pela Secretaria de Inclusão Social desde que o Rio Jacuí começou a sair do seu leito e deixar famílias desabrigadas e desalojadas. Muitas pessoas entregaram suas doações diretamente na secretaria ou na Igreja São José, que preparava os kits e enviava para a secretaria, que imediatamente fazia a entrega para as famílias em vulnerabilidade naquele momento.

A titular da SMIS, Carin Ache, ressalta que as doações recebidas neste período foram fundamentais para permitir a entrega do kit alimentação, higiene e limpeza para as famílias e também para essa ação de terça-feira, que vai beneficiar aquelas que ainda não buscaram seu material.

Cachoeira recebeu 8 carretas e 2 caminhões de doações

Desde o dia 8 de maio, a Prefeitura de Cachoeira do Sul recebeu 8 carretas e dois caminhões com doações, carregando água, roupas, alimentos, produtos de higiene e limpeza, entre outros itens. A primeira a chegar veio de Chapecó, Santa Catarina, percorrendo caminhos alternativos e aumentando vários quilômetros de distância percorrida para garantir que as doações fossem entregues. De lá, foram 3 carretas de doações. Na sequência chegaram 1 carreta de Passo Fundo, 1 da Defesa Civil do Rio Grande do Sul (vinda de Santa Maria), 1 de Osasco, 1 caminhão e duas carretas da Defesa Civil de Florianópolis e 1 caminhão da 5ª Região Tradicionalista.

O superintendente da Defesa Civil de Florianópolis, Samuel Vidal, em encontro com a Prefeita Angela Schuh, destacou que a missão do grupo em Cachoeira do Sul foi concluída com sucesso. “Viemos trazer nossas doações e estamos a disposição do Município para futuros auxílios”, destacou.

A coordenadora da 5ª Região Tradicionalista, Marisa Roza, também destacou o engajamento da comunidade tradicionalista que se mobilizou para angariar as doações, que foram entregues na semana passada.

As doações entregue diretamente na Fenarroz (Carretas e caminhões)

Chapecó (8 de maio)

- Produtos de higiene

- Roupas e calçados