Reconhecido o Estado de Calamidade Pública para Cachoeira

Sexta, 31/05/2024
Chuvas Intensas

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional através da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, publicou no Diário Oficial da União desta sexta-feira (31) o reconhecimento de Estado de Calamidade Pública para Cachoeira do Sul.

O Decreto Municipal 046/2024, que declarava Estado de Calamidade Pública em Cachoeira do Sul foi publicado em 16 de maio e homologado pelo Governo do Rio Grande do Sul em 21 de maio. A decretação municipal se deu em razão das chuvas intensas que causaram enxurradas e inundações em grande parte do município, atingindo bairros da cidade e comunidades do interior desde o início do mês de maio.

A situação de anormalidade que já havia sido reportado no Decreto Municipal 36/2024, que declarou Situação de Emergência, e na sequência se agravou com a a continuidade e prolongamento do nível de elevação do Rio Jacuí, que atingiu a cota de 29,55 m, ou seja, 11,55 m acima do nível normal.