Defesa Civil de Cachoeira do Sul apresenta seu novo site

Sexta, 25/10/2024
Informações

A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil de Cachoeira do Sul agora possui um site próprio para a divulgação de suas ações. Esta é mais uma estratégia para garantir uma comunicação eficiente e direta com a população, bem como dar transparência ao Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil. O acesso pode ser feito pelo endereço: https://www.defesacivil.cachoeiradosul.rs.gov.br.

O site permite a emissão constante de alertas, como avisos sobre enchentes, temporais e outras ameaças, o que é crucial para a proteção de vidas e para minimizar danos materiais. Ele também oferece um ponto central de informações confiáveis e atualizadas, evitando a disseminação de boatos e promovendo uma preparação adequada da comunidade. Os agentes da Defesa Civil de Cachoeira do Sul foram treinados para manter atualizações e boletins diários sobre o nível dos rios, barragens e sistemas de monitoramento.

Essa ação integra o Programa Cachoeira do Sul Resiliente (Eixo 3) – Ações de Comunicação e Interação, item 3.7. O site foi criado com o objetivo de facilitar o acesso da população a orientações sobre como agir antes, durante e após uma emergência, com materiais educativos, dicas de segurança e canais de contato. “Buscamos promover uma cultura de prevenção, engajando a população na proteção coletiva e reduzindo a vulnerabilidade diante de eventos adversos. Vemos esse site como uma ferramenta essencial para fortalecer a capacidade de resposta em situações de emergência e uma maneira de aumentar a conscientização da população sobre a prevenção de desastres”, destacou o superintendente da Defesa Civil, Edson das Neves Júnior.

Ao navegar pelo site, é possível encontrar informações gerais sobre o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil e sua composição (quem faz parte da equipe, estoque estratégico, veículos e equipamentos, entre outros). O site também oferece notícias diversas e informações sobre o Programa Cachoeira do Sul Resiliente, Relatório de Atividades, Plano de Contingência, Leis e Decretos, bem como os mapas de risco do Município.

Serviços on-line: No site da Defesa Civil, a população poderá acessar a Plataforma 1Doc e obter serviços como registros de ocorrência, cadastro de desabrigados, desalojados e afetados, solicitação de documentos, registros e notificações, além de agendamento de palestras, cursos e treinamentos.

Cadastro de voluntários
No novo site da Defesa Civil de Cachoeira do Sul está disponível um formulário para Cadastro de Voluntários, destinado a pessoas físicas e jurídicas que desejam atuar em tarefas diversas, como auxílio nas demandas da Defesa Civil (remoções, cadastros e apoio logístico), abrigos, doações e alimentação, auxílio nas demandas das Secretarias de Obras e Interior, auxílio técnico especializado, atendimento às vítimas e auxílio nas demandas relacionadas a animais. No cadastro, o voluntário pode escolher o dia e o turno em que tem disponibilidade para ajudar. As informações ficarão na base de dados da Defesa Civil, e os voluntários serão chamados sempre que necessário.

Defesa Civil ao alcance de todos
O novo site da Defesa Civil é uma ferramenta de comunicação e gestão que permitirá acesso integral em qualquer dia e horário, oferecendo todas as informações pertinentes ao tema de proteção e defesa civil, tanto para os operadores quanto para a população. A comunicação se mostra uma peça-chave no momento de um desastre, e este canal de comunicação terá um papel essencial, não apenas para fornecer informações, mas também para evitar situações de pânico, o que agrava as situações de risco.

O que mais tem no site da Defesa Civil

• Galeria de fotos e vídeos
  • Plano Operacional
  • Dicas úteis
  • Nupdecs
  • Agenda
  • Principais parcerias

Acesse o site: https://www.defesacivil.cachoeiradosul.rs.gov.br.